Reflexões
Pense: "Quando no início do ano letivo uma nova turma lhe é atribuída, quais são as suas crenças em relação aos novos alunos?" ROCHA, D. 2019. Coaching para professores.Matrix
Sei que não estamos no início de um ano letivo, pelo contrário, estamos no meio de um ano letivo atípico em todos os sentidos, pois, mal as aulas começaram e nos vimos envoltos em uma pandemia que nos tirou abruptamente da sala de aula e nos colocou em casa, nos fez mudar os hábitos e maneiras de ensinar.
De repente, tudo mudou, só vemos nossos alunos virtualmente - e quando os vemos - pois, alguns deles não tem o acesso para estar conosco quando fazemos as vídeo-chamadas; nossas aulas agora são para uma câmera - celular, fotográfica, webcam - ; falamos sozinhos imaginando que quem nos vê está entendendo tudo que estamos explicando.
Nesse momento, para alguns estados iniciam as retomadas gradativas "a vida normal" (se é que depois de tudo isso ela ainda será normal), e o dia do retorno as salas de aula se aproxima. Acredito eu, que será como o início de um novo ano letivo, onde encontraremos nossos "novos" velhos alunos que passaram por perdas, por dificuldades de assistir as aulas, por situações de desemprego dos pais, da falta de acompanhamento nas atividades escolares, entre tantas outras situações.
E nesse momento, cabe a pergunta feita no título desse post: Quais são suas crenças em relação aos "novos" alunos? E eu completo: quais são suas expectativas para esse reencontro?
De minha parte, eu posso responder que, com tristeza os verei de longe, ainda sem abraços, de máscaras, com luvas e protetores faciais, acredito que muitos estarão assustados, envergonhados, outros querendo externalizar seus anseios, suas experiências durante o isolamento... Mas, e o aprendizado? Será que realmente aconteceu? Será que tudo que foi ministrado nas vídeo aulas, nas conversas via redes sociais, foi internalizado?
Na minha opinião, teremos um grande desafio pela frente e o primeiro deles será verificar até que ponto essa mudança rápida na forma de dar aulas foi positiva, o que os alunos realmente aprenderam durante esse tempo de aulas não presenciais; como faremos para dar continuidade aos assuntos, uma vez que teremos que rever tudo que foi ministrado?
Enfim, novos desafios virão, precisaremos mudar nossas mentes, re-inventar nossos planos, tendo a certeza de que a era digital chegou e não vai mais sair, que as novas tecnologias devem ser nossas aliadas, que o ensino híbrido veio para ficar, que metodologias ativas são o caminho para uma educação de qualidade e mais atrativa para todos.
Fabíola Martins
Super interessante isso. Há descobertas sobre melhorias de aprendizado dentro do isolamento, melhorias que muitas vezes eram descartadas, que hoje, por motivo claros, temos que nos reinventarmos para alcançar o objetivo.
ResponderExcluir